MINICURSO – VI Encontro SAL
08 de abril de 2016
ATELIÊ DE TEXTOS: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ministrantes: Carla Carine Gerhardt e
Sabrine Weber
Orientadora: Cristiane Fuzer
Neste minicurso, apresentamos experiências
vivenciadas em um processo de leitura e produção escrita voltado para a
educação básica, desenvolvido no âmbito do projeto de ensino e extensão “Ateliê
de Textos: práticas orientadoras para o processo de produção e avaliação de
textos na perspectiva textual-interativa” (FUZER, 2011), da UFSM, do qual
participam, desde 2011, estudantes de licenciatura em Letras como mediadores
das oficinas voltadas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em
escolas públicas de Santa Maria e região. O projeto tem por finalidade “contribuir
para o aprimoramento de conhecimentos teórico-metodológicos e habilidades de
professores em formação da área de Letras, além de beneficiar a comunidade com
resultados de pesquisas recentes e consolidadas sobre a linguagem, com
estratégias para o uso contextualizado da leitura e escrita" (FUZER,
2015). Neste minicurso, são apresentados os principais procedimentos desenvolvidos
na oficina em 2015, considerando aspectos da Pedagogia de Gêneros e o Ciclo de
Ensino e Aprendizagem da Escola de Sydney (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012),
que utilizam os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional
(HALLIDAY, 1994, 2004). São exemplificadas atividades de desconstrução de
gêneros, de construção conjunta e de construção individual, ilustradas por meio
do processo de escrita e reescrita de um aluno participante da edição 2015 do
Ateliê de Textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário