VI
Encontro Systemics Across Languages
V Seminário de Formação Docente
PIBID Português
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 07 e 08 de abril de 2016
LOCAL: Auditório Celso Pedro Luft -
Instituto de Letras – UFRGS
Porto
Alegre - RS.
COMUNICAÇÕES COORDENADAS
Dia 07/04/2016
das 11h às 12h
|
|
Sessão 1
- Auditório Luft
Comunicação
Coordenada 1
UMA
TEORIA E DIFERENTES APLICAÇÕES
|
|
Título
|
Autor
|
1 - JULGAMENTOS EM EDITORIAIS: UMA
ANÁLISE COMPARATIVA
|
Glivia Guimarães Nunes (UFSM)
|
2 - ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE DOIS
JORNAIS DE SANTA MARIA SOBRE A POLÊMICA DA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO HUSM PELA
EBSERH: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA AVALIATIVIDADE
|
Ariane de Fatima Escobar Rossi Niederauer (UFSM)
|
3 - DISCURSO POLÍTICO DE LULA: O
PAPEL DO MARCADOR “NÃO” NA CONSTRUÇÃO DA PERSONA TEXTUAL
|
Erick Kader Callegaro Correa
(UFSM)
Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)
|
4 - O USO DA GRAMÁTICA
SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA
DE AULA
|
Lauro Rafael Lima (UFSM)
|
Dia
08/04/2016 – das 8h às 9h
|
|
Sessão 2 – Auditório Luft
Comunicação coordenada 2
LEITURA SOB A PERSPECTIVA DA LSF EM CONTEXTOS EDUCIONAL E
INSTITUCIONAL
|
|
1 - GÊNEROS SOB A PERSPECTIVA DA
ESCOLA DE SYDNEY: UMA ANÁLISE EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Carla Carine Gerhardt (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)
|
2 - ESTUDANDO A “VIA LÁCTEA”:
EXPLICAÇÃO HISTÓRICA COMO MACROGÊNERO EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
|
Thiago Santos da Silva (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)
|
3 - RELAÇÕES DE PROJEÇÃO E EXPANSÃO EM BOLETINS DE
OCORRÊNCIA DE CRIMES DE LINGUAGEM CONTRA
A HONRA
|
Marcos Rogério Ribeiro (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)
|
4 - A MODALIDADE EM DISCURSOS
AMBIENTALISTAS: A VOZ DOS POLÍTICOS E A VOZ DOS ESPECIALISTAS EM GÊNEROS QUE
COMPÕEM AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
|
Amanda Canterle Bochett (UFSM)
|
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Dia
07/04/2016 das 11h às 12h
|
|
07/04/2016
- Sessão 3 – Sala 205
|
|
1 - ESTUDO DO CONTO – UM GÊNERO DA
FAMÍLIA DAS ESTÓRIAS – PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
|
Rosana Muniz Soares (UnB)
|
2. DISCURSOS DE POSSE DOS
PRESIDENTES BRASILEIROS DE 1985 A 2015 - ANÁLISE DA INTERPESSOALIDADE A
PARTIR DA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
|
Daniela Leite Rodrigues (UFSM)
Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)
José Iran Ribeiro (UFSM)
|
3 - GOVERNOS BRASILEIROS
PÓS-DITADURA E O RASTREAMENTO DE IDENTIDADES: CONTRIBUIÇÕES DA
LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL PARA GÊNEROS TEXTUAIS DA HISTÓRIA
|
Kelly Cristina Nunes de Oliveira (UnB)
|
4 - IMPEACHMENTNÃO É GUERRA: NEGAÇÃO
COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO
|
Daniela Zenatto Jornada (UFSM)
|
07/04/2016
- Sessão 4 – Sala 120
|
|
1 - POSICIONAMENTO DE ALUNOS DE
BACHARELADO EM LETRAS EM RELAÇÃO À ATIVIDADE DE REVISÃO DE TEXTOS
|
Halyne Maria Stefani do Porto, UFSM
Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM
|
2 - A ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA À
LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
|
Daiéle Medianeira Campaiolo (Centro Universitário
Franciscano)
Valeria Iensen Bortoluzzi (Centro Universitário
Franciscano)
|
3
- AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA AULA DE HISTÓRIA: A CARTA PESSOAL COMO FORMA DE
SISTEMATIZAR O CONHECIMENTO
|
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)
|
4. A AVALIATIVIDADE EM TEXTOS
ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS NA ESCOLA – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
|
Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM
Gabriela Eckert Pereira, UFSM
|
07/04/2016
- Sessão 5 – Sala 106
|
|
1.
ANÁLISE DOS ATOS DE FALA ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS
DIALOGAIS: UM NOVO ASPECTO INTERPRETATIVO.
|
Patricia de Andrade Neves (PUC-RS)
Gabrielle Perotto de S. da Rosa (PUC-RS)
Patrícia Martins Valente (PUC-RS)
|
2 - A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM NA
PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY
|
Érica Tex Vasconcellos (UNIFRA)
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)
|
3 - CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO
CONCEITO DE CULTURA NAS TEORIAS
LINGUÍSTICAS SISTÊMICO-FUNCIONAL E ENUNCIATIVA: ENCONTROS E DISTANCIAMENTOS
|
André Barbosa Bernhard (UFRGS)
Raiany Tomazzi (UFRGS)
|
4. O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SOB
A PERSPECTIVA DA ESCOLA DE SYDNEY: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
|
Carolina Zeferino Pires (UFRGS)
|
07/04/2016
- Sessão 6 – 105
|
|
1 . GÊNEROS TEXTUAIS: UM ESTUDO
COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS
|
Fabiana Aparecida de Assis
(UnB)
|
2 - O QUE É LÍNGUA?: AS NOÇÕES DE
LETRAMENTO, PELA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL, E
COMUNIDADES DE PRÁTICA NA ANÁLISE DE TEXTOS ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO
|
Marcelo Gonçalves Maciel (UFRGS)
|
3. A LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL
SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL
|
Marcia Maria Godoy (UNIFRA)
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)
|
4 - A AGNAÇÃO COMO AMBIENTE DA
TRADUÇÃO
|
Rafael Lamonatto (UFRGS)
|
5. REFLEXOS DOS
PRESSUPOSTOS SAUSSURIANOS NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DE HALLIDAY
|
Tânea Maria Nonemacher (UFRGS / Instituto Federal
Farroupilha)
|
07/04/2016
- Sessão 7 – Sala 207
|
|
1-
GUIA DIDÁTICO DO PROFESSOR SOBRE FRASEOLOGIA: UMA NECESSIDADE
|
Jacqueline Vaccaro Teer (UFRGS)
|
2.
PRÁTICA COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO
|
Andressa Regiane Gesser (FURB)
Larissa PatriciaTheiss (FURB)
|
3.
A IMPORTÃNCIA DA FORMAÇÃO DE FORMADORES
|
Luana Barbara Smeets
(PUC SP)
|
4 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: CONHECENDO O
BRASIL POR MEIO DE LINGUAGENS
|
Andressa Regiane Gesser – FURB
Larissa PatriciaTheiss – FURB
Silvane Oliveira – E.B.M Machado de Assis
Luana Ewald – FURB
|
Dia
08/04/2016 – das 8h às 9h
|
|
08/04/2016
- Sessão 8 – Sala 120
|
|
1
- ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA
ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA À LUZ DA LINGUISTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
|
Gabriela Coelho Oliveira (PUC-RIO)
Adriana Nogueira Accioly Nóbrega (PUC-RIO)
|
2
- ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: PROPOSTA DE UNIDADE
DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
|
Fernanda Beatriz Caricari de Morais(UNIRIO)
Osilene Cruz (UNIRIO)
|
3 - A COLEÇÃO FORMACIÓN EN
ESPAÑOL: LENGUA Y CULTURA: UM DEBATE SOB O PAPEL DO ALUNO E DA CULTURA
|
Michele Mafessoni de Almeida (UFRGS)
|
4
- REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DE PROFESSOR E ALUNO POR ESTUDANTES DO ENSINO
MÉDIO
|
Eliseu Alves da Silva (UFSM/EEEM Cilon Rosa)
Maísa Helena Brum (UFSM)
|
08/04/2016
- Sessão 9 – Sala 205
|
|
1 - A DISTRIBUIÇÃO TEMÁTICA EM
TEXTOS ACADÊMICOS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-FUNCIONAL
|
Fernando Suarez de Oliveira (UFMG)
|
2 - ARTIGOS ACADÊMICOS
AUDIOVISUAIS: A METAFUNÇÃO TEXTUAL E O SIGNIFICADO COMPOSICIONAL COMO
FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE DE GÊNERO
|
Victor Gomes Milani (UFSM)
|
3 - PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E
TEMATIZAÇÃO EM TEXTOS DE APRESENTAÇÃO PESSOAL NO ENSINO SUPERIOR
|
Luciane Sippert (UFRGS\UERGS)
|
4 - ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO
DE UMA NOTÍCIA JORNALÍSTICA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
|
Sulany dos Santos (UFRGS/UEPG)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário