VI Encontro Systemics Across Languages
V Seminário de Formação Docente
PIBID Português


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 07 e 08 de abril de 2016
LOCAL: Auditório Celso Pedro Luft - Instituto de Letras – UFRGS
                Porto Alegre - RS.

COMUNICAÇÕES COORDENADAS
Dia 07/04/2016  das 11h às 12h


Sessão 1  - Auditório Luft
Comunicação Coordenada 1
UMA TEORIA E DIFERENTES APLICAÇÕES

Título
Autor
1 - JULGAMENTOS EM EDITORIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Glivia Guimarães Nunes (UFSM)

2 - ENGAJAMENTO EM NOTÍCIAS DE DOIS JORNAIS DE SANTA MARIA SOBRE A POLÊMICA DA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO HUSM PELA EBSERH: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA AVALIATIVIDADE
Ariane de Fatima Escobar Rossi Niederauer (UFSM)

3 - DISCURSO POLÍTICO DE LULA: O PAPEL DO MARCADOR “NÃO” NA CONSTRUÇÃO DA PERSONA TEXTUAL

Erick Kader Callegaro Correa (UFSM)
Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)

4 - O USO DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA
Lauro Rafael Lima (UFSM)

Dia 08/04/2016 – das 8h às 9h
Sessão 2 – Auditório Luft
Comunicação coordenada 2
LEITURA SOB A PERSPECTIVA DA LSF EM CONTEXTOS EDUCIONAL E INSTITUCIONAL
1 - GÊNEROS SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA DE SYDNEY: UMA ANÁLISE EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Carla Carine Gerhardt (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)

2 - ESTUDANDO A “VIA LÁCTEA”: EXPLICAÇÃO HISTÓRICA COMO MACROGÊNERO EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Thiago Santos da Silva (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)

3 - RELAÇÕES DE PROJEÇÃO E EXPANSÃO EM BOLETINS DE OCORRÊNCIA DE CRIMES DE LINGUAGEM CONTRA A HONRA

Marcos Rogério Ribeiro (UFSM)
Cristiane Fuzer (UFSM)

4 - A MODALIDADE EM DISCURSOS AMBIENTALISTAS: A VOZ DOS POLÍTICOS E A VOZ DOS ESPECIALISTAS EM GÊNEROS QUE COMPÕEM AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Amanda Canterle Bochett (UFSM)





COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS



Dia 07/04/2016  das 11h às 12h

07/04/2016 - Sessão 3 – Sala 205
1 - ESTUDO DO CONTO – UM GÊNERO DA FAMÍLIA DAS ESTÓRIAS – PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Rosana Muniz Soares (UnB)

2. DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES BRASILEIROS DE 1985 A 2015 - ANÁLISE DA INTERPESSOALIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Daniela Leite Rodrigues (UFSM)
Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)
José Iran Ribeiro (UFSM)

3 - GOVERNOS BRASILEIROS PÓS-DITADURA E O  RASTREAMENTO DE IDENTIDADES: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL PARA  GÊNEROS TEXTUAIS DA HISTÓRIA
Kelly Cristina Nunes de Oliveira (UnB)

4 - IMPEACHMENTNÃO É GUERRA: NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO

Daniela Zenatto Jornada (UFSM)

07/04/2016 - Sessão 4 – Sala 120
1 - POSICIONAMENTO DE ALUNOS DE BACHARELADO EM LETRAS EM RELAÇÃO À ATIVIDADE DE REVISÃO DE TEXTOS
Halyne Maria Stefani do Porto, UFSM
Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM

2 - A ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Daiéle Medianeira Campaiolo (Centro Universitário Franciscano)
Valeria Iensen Bortoluzzi (Centro Universitário Franciscano)
3 - AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA AULA DE HISTÓRIA: A CARTA PESSOAL COMO FORMA DE SISTEMATIZAR O CONHECIMENTO
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)

4. A AVALIATIVIDADE EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS NA ESCOLA – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM
Gabriela Eckert Pereira, UFSM
07/04/2016 - Sessão 5 – Sala 106
1.    ANÁLISE DOS ATOS DE FALA ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIALOGAIS: UM NOVO ASPECTO INTERPRETATIVO.
Patricia de Andrade Neves (PUC-RS)
Gabrielle Perotto de S. da Rosa (PUC-RS)
Patrícia Martins Valente (PUC-RS)

2 - A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY
Érica Tex Vasconcellos (UNIFRA)
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)

3 - CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO CONCEITO DE CULTURA NAS TEORIAS LINGUÍSTICAS SISTÊMICO-FUNCIONAL E ENUNCIATIVA: ENCONTROS E DISTANCIAMENTOS
André Barbosa Bernhard (UFRGS)
Raiany Tomazzi (UFRGS)
4. O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA DE SYDNEY: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS

Carolina Zeferino Pires (UFRGS)
07/04/2016 - Sessão 6 –  105
1 . GÊNEROS TEXTUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS
Fabiana Aparecida de Assis  (UnB)
2 - O QUE É LÍNGUA?: AS NOÇÕES DE LETRAMENTO, PELA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL, E COMUNIDADES DE PRÁTICA NA ANÁLISE DE TEXTOS ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO
Marcelo Gonçalves Maciel (UFRGS)

3. A LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL
Marcia Maria Godoy (UNIFRA)
Valeria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA)
4 - A AGNAÇÃO COMO AMBIENTE DA TRADUÇÃO
Rafael Lamonatto (UFRGS)

5. REFLEXOS DOS PRESSUPOSTOS SAUSSURIANOS NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DE HALLIDAY

Tânea Maria Nonemacher (UFRGS / Instituto Federal Farroupilha)
07/04/2016 - Sessão 7 – Sala 207
1- GUIA DIDÁTICO DO PROFESSOR SOBRE FRASEOLOGIA: UMA NECESSIDADE
Jacqueline Vaccaro Teer (UFRGS)

2. PRÁTICA COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Andressa Regiane Gesser (FURB)
Larissa PatriciaTheiss (FURB)
3. A IMPORTÃNCIA DA FORMAÇÃO DE FORMADORES
Luana Barbara Smeets (PUC SP)

4 -   EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: CONHECENDO O BRASIL POR MEIO DE LINGUAGENS

Andressa Regiane Gesser – FURB
Larissa PatriciaTheiss – FURB
Silvane Oliveira – E.B.M Machado de Assis
Luana Ewald – FURB



Dia 08/04/2016 – das 8h às 9h

08/04/2016 - Sessão 8 – Sala 120
1 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA À LUZ DA LINGUISTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Gabriela Coelho Oliveira (PUC-RIO)
Adriana Nogueira Accioly Nóbrega (PUC-RIO)
2 - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Fernanda Beatriz Caricari de Morais(UNIRIO)
Osilene Cruz (UNIRIO)

3 - A COLEÇÃO FORMACIÓN EN ESPAÑOL: LENGUA Y CULTURA: UM DEBATE SOB O PAPEL DO ALUNO E DA CULTURA
Michele Mafessoni de Almeida (UFRGS)

4 - REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DE PROFESSOR E ALUNO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Eliseu Alves da Silva (UFSM/EEEM Cilon Rosa)
Maísa Helena Brum (UFSM)
08/04/2016 - Sessão 9 – Sala 205
1 - A DISTRIBUIÇÃO TEMÁTICA EM TEXTOS ACADÊMICOS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-FUNCIONAL
Fernando Suarez de Oliveira (UFMG)

2 - ARTIGOS ACADÊMICOS AUDIOVISUAIS: A METAFUNÇÃO TEXTUAL E O SIGNIFICADO COMPOSICIONAL COMO FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE DE GÊNERO
Victor Gomes Milani (UFSM)

3 - PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E TEMATIZAÇÃO EM TEXTOS DE APRESENTAÇÃO PESSOAL NO ENSINO SUPERIOR

Luciane Sippert (UFRGS\UERGS)
4 - ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO DE UMA NOTÍCIA JORNALÍSTICA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Sulany dos Santos (UFRGS/UEPG)



Nenhum comentário:

Postar um comentário